sábado, 23 de novembro de 2019

“Tributo a Ney Valença” será realizado no dia 1º de dezembro com atividades para crianças e ações de saúde

Um dia inteiro de festa para a comunidade é o que vai acontecer no dia 1º de dezembro na praça do PEC, no Residencial Santos Dumont, com a parceria entre a Prefeitura Comunitária e a Galeria do Povo DF. As atividades começam logo pela manhã às 9 horas com ações para a criançada do Residencial como pula-pula, corrida de saco, amarelinha e contação de histórias. 

Além das atividades voltadas para a criançada, haverá, ainda, ações de saúde para toda a comunidade como aferição de pressão, teste de glicemia, orientações sobre atividades físicas para o bem-estar pessoal. Essas ações serão desenvolvidas pelos membros da Igreja Adventista do 7º Dia do Residencial Santos Dumont, coordenadas pelo pastor Ruben. 

Na parte da tarde, a partir das 14 horas, a praça se transforma no palco para o “Tributo a Ney Valença” com apresentação de músicos e poetas num show em homenagem a um dos grandes artistas do Distrito Federal, morto em 2016 vítima de câncer. 

O evento marca o início das atividades culturais no Residencial Santos Dumont que devem acontecer mensalmente com a parceria formalizada entre a Galeria do Povo DF e a Prefeitura Comunitária do Residencial Santos Dumont. A ideia é revelar os talentos da comunidade na área da arte e cultura e potencializar seus valores artísticos. 

A Galeria do Povo DF é um movimento nascido no Rio Grande do Norte, no final da década de 70, e trazido para o Distrito Federal em 1978 pelo jornalista Marcus Ottoni. O movimento pioneiro e percursor da manifestação artística e cultural sem tutela e livre aconteceu até 1984 no Cruzeiro Novo, onde realizava suas exposições e apresentações de compositores e cantores novos.

Ney Valença foi um desses poetas e músicos descobertos pela Galeria do Povo. Um poeta inigualável, um letrista excepcional, um musico talentoso e um ser humano solidário e companheiro. Ney faleceu vítima de câncer em 2016 e deixou um legado artístico e cultural invejável que hoje é parte do patrimônio literário e musical do Distrito Federal.

Se apresentarão no “Tributo a Ney Valença” antigos parceiros do músico, amigos, parentes e companheiros da Academia Cruzeirense de Letras (ACL). O show homenagem contará, além das poesias e canções autorais dos artistas que se apresentarão, poesias e músicas de Ney Valença.



Prefeitura Comunitária faz convênio com empresas e garante desconto para seus associados


A Prefeitura Comunitária do Residencial Santos Dumont (PCRSD) estabeleceu parceria com empresas que operam na comunidade e outras que atuam em Santa Maria para garantir descontos nas compras de produtos e serviços oferecidos pelos comerciantes. O associado da Prefeitura deverá apresentar sua carteira de membro da entidade para ter direito ao desconto na hora de pagar.

As empresas envolvidas nesse processo de parceria serão identificadas por um adesivo especial da Prefeitura Comunitária que deverá ser afixado em local visível para que possa ser identificada e beneficiar o associado da Prefeitura. Nesse primeiro momento, são seis empresas conveniadas.

1) Clínica Paixão (Pet Shop)
2) Cia dos Bichos (Pet Shop)
3) Lava Jato Recover (na saída do Residencial)
4) Lava Jato (ao lado da 1ª Igreja Batista)
5) Academia Greice Barra (Santa Maria, após o Posto Original)

As carteiras de associados serão entregues aos moradores cadastrados durante o evento do dia 1º de dezembro, na praça do PEC, próximo ao Centro Comercial. 

3º Torneio de Futsal Feminino de Santa Maria acontece no próximo dia 15 de dezembro com jogos "mata-mata"



O 3º Torneio de Futsal Feminino de Santa Maria acontecerá no próximo dia 15 de dezembro e colocará frente a frente na disputa pelo título 12 equipes, sendo oito no confronto “sub16” e quatro na categoria “adulto”. As partidas serão disputas durante todo o dia, das 9 às 18 horas, em jogos “mata-mata”, no Centro Olímpico de Santa Maria, em Santa Maria Norte na CL 410.

A abertura será às 8 horas com um café da manhã para as atletas de todas as equipes. Os 12 times que se enfrentarão no torneio são: Real Ville, Aliança Juvenil, Ajax, Juventus FC, Manchester, AE Lago Azul FC, Valencia, Olimpia e Sociedade Esportiva Santa Maria (participará com duas equipes nas duas categorias: “adulto” e “sub16”).

Na categoria “sub 16” serão formadas, por sorteio, duas chaves de quatro equipes que se enfrentarão no esquema “mata-mata” para a formação da semifinal e, consequentemente, da finalíssima. Já na categoria “adulto” as quatro equipes se enfrentarão rumo a semifinal e, depois, a  final. A premiação será distribuída até a terceira colocada e, além do prêmio em dinheiro, as equipes receberão medalhas e a campeã levará a taça comemorativa do evento.

Também serão sorteados brindes entre todas as atletas participantes do torneio. As inscrições, incluindo o custo da arbitragem, podem ser feitas até o dia 10 de dezembro sem custo adicional. Após essa data e até o início do torneio, no dia 15 de dezembro, será cobrado uma taxa extra.





Transformação da área de lazer abandonada em Parque Ecológico ganha apoio de setores públicos importantes


Repercutiu na Câmara Distrital a reportagem sobre o abandono da área de lazer do Residencial Santos Dumont e o projeto para sua transformação em um Parque Ecológico. A ideia começa a ganhar corpo nos órgãos do Governo do Distrito Federal e deve ser alvo de uma reunião com representante do Poder Legislativo e órgãos do GDF para dar início as tratativas sobre a conversão da área abandonada em Parque Ecológico de preservação ambiental.

Segundo informações o local é propriedade da União sob a guarda do Ministério da Aeronáutica (COMAER) que detém a posse do terreno e de todas as áreas coletivas do Residencial Santos Dumont. Para a consolidação do Parque Ecológico será necessário o entendimento entre o GDF e o COMAER para a cessão do terreno e sua oficialização como Parque Ecológico do Residencial Santos Dumont.

A área de aproximadamente 20 mil metros quadrados é, hoje, um terreno baldio sem qualquer serventia para a comunidade e um perigo para o bioma do cerrado por causa de seu abandono e do estado de destruição da flora e da fauna local. O projeto do Parque Ecológico tem como premissa, além de garantir um espaço saudável e seguro para a comunidade em suas horas de lazer e descanso, preservar o bioma cerrado e criar um ambiento de preservação e estudo da flora e da fauna.

Além do perigo para o bioma cerrado que ela representa em seu estado atual por causa do abandono, também compromete a segurança das famílias que residem no Residencial Santos Dumont por ser uma rota de entrada e saída de criminosos que podem utilizar os acessos para praticarem crimes na comunidade. Essa situação deixa apreensivo todos os moradores pela impossibilidade de controlar o fluxo de pessoas que utilizam a área de lazer abandonada para ter acesso a comunidade.

A Prefeitura Comunitária assumiu a campanha pela transformação da área de lazer abandonada em Parque Ecológico e deve, ainda esta semana, chamar uma reunião geral com os moradores do Residencial Santos Dumont para debater a criação do parque em defesa da fauna e flora do cerrado, como área de integração comunitária e de preservação ambiental. Segundo o prefeito Olacir Alves, a comunidade será convocada para discutir o projeto que passa a fazer parte das prioridades da sua gestão.