domingo, 27 de outubro de 2019

Prefeitura Comunitária prepara plano emergencial para recuperar estragos causados pela tempestade


O diretores da Prefeitura Comunitária estiveram vistoriando os pontos no alambrado que foram atingidos pela queda das árvores derrubadas pela tempestade de ontem a tarde para elaborar um plano emergencial de recuperação da cerca que deverá estar pronto já na segunda-feira quando a diretora de Obras e Projetos concluirá as ações necessárias para solucionar os danos causados pela chuva e os fortes ventos de sábado que varreram o Residencial Santos Dumont.

De acordo com a Prefeitura Comunitária foi feito um levantamento criterioso, não apenas dos pontos danificados, mas em toda a estrutura do alambrado que margeia o Residencial no lado leste da comunidade. Além dos locais onde foram derrubadas as árvores sobre a cerca, foram identificados outros pontos vunerabilizados por ações de vandalismo que merecem a atenção da Prefeitura e sua urgente recuperação.

Além da estrutura metálica, a base de concreto também sofreu danos e precisará ser refeita. Segundo a diretora de Obras e Projetos, Zezé Custódio, o plano emergencial de recuperação do alambrado deverá estar pronto já na próxima semana quando toda a comunidade será informada sobre a ação que será realizada.

“Vamos construir um plano emergencial que elimine os riscos identificados pela nossa vistoria, não apenas nos pontos onde os danos são mais graves, mas em toda a estrutura da cerca para garantir a segurança de todos as pessoas que moram no Residencial Santos Dumont”, disse Zezé Custódio.

Tempestade de sábado destrói parte do alambrado que separa o Residencial Santos Dumont de Santa Maria


Além dos estragos e prejuízos causados em diversos imóveis e no comércio local, a tempestade que atingiu na tarde de ontem o Residencial Santos Dumont causou danos no alambrado que separa fisicamente a comunidade de Santa Maria em três pontos ao longo da cerca, sendo dois de maior gravidade com destruição da estrutura do alambrado e outro em menor proporção, mas também com necessidade de conserto o mais rápido possível. As árvores plantadas no lado de fora da cerca foram arrancadas pela raiz pelo forte vento, caindo por sobre o alambrado e destruindo parte da cerca.

Segundo o vice-prefeito, Francisco Aguiar, a diretora de Obras e Projetos da Prefeitura Comunitária, arquiteta Zezé Custódio, já visitou os pontos danificados, avaliando os estragos causados no alambrado para elaborar um plano de recuperação da cerca. A ideia é agir com rapidez para que os pontos danificados pela tempestade não se transformem em porta de entrada e saída para a marginalidade, colocando em risco a já precária segurança dos moradores do Residencial.



Chuva forte com ventos acima de 50 quilômetros causam estragos e prejuízos no Residencial Santos Dumont


Bastou chover forte com ventos acima de 50 quilômetros por hora durante meia hora para que o caos se instalasse no Residencial Santos Dumont. Os problemas foram surgindo ainda durante a tempestade que desabou sobre a comunidade arrancando árvores inteiras, destruindo telhados de casas e blocos de apartamentos, derrubando placas de identificação de comércios e transformando as ruas em verdadeiros rios com correnteza bastante forte.

A rede de energia que serve o Residencial foi interrompida já durante a tempestade e só foi restaurada em algumas quadras na madrugada deste domingo. Nas redes sociais o desespero era grande com vários moradores, de diversos pontos da comunidade, revelando problemas causados pela tempestade e pelo vento forte que causou prejuízos e danos para muitos moradores.

Até o início da manhã de domingo muitas quadras continuavam sem energia e algumas também sem água. O comércio próximo ao Centro Cultural continuava sem energia o que obrigou o supermercado a fechar as portas e a padaria abrir parcialmente por causa da falta de energia. 

Imagens postadas mostravam os danos causados em vários pontos da comunidade. A Administração Regional de Santa Maria postou na rede social as ações desenvolvidas pela regional para consertar os estragos causados pela tempestade na cidade, principalmente, fora do Residencial.







Recebemos de uma moradora o vídeo abaixo registrando a passagem da tempestade pelo Residencial Santos Dumont.