sábado, 14 de dezembro de 2019

Incêndio provocado destrói grande parte do futuro Parque Ecológico do Residencial Santos Dumont


Um incêndio provocado destruiu boa parte da área de lazer abandonada que está sendo objeto de análise para transformação do lugar em um Parque Ecológico do Residencial Santos Dumont. O fogo teve início na área interna próximo a cerca na extremidade leste onde está a trilha de acesso as chácaras de Santa Maria e queimou grande parte da mata nativa do bioma cerrado. Os bombeiros foram acionados e conseguiram debelar o fogo cujas características apontam para um incêndio provocado.

Apesar da vegetação apresentar umidade por causa das fortes chuvas que caíram nos últimos dias, o fogo se alastrou rapidamente pelo terreno atingindo uma grande área e comprometendo a fauna e flora locais. O incêndio ocorreu na parte da tarde do sábado e a ação do Corpo de Bombeiro foi rápida e decisiva no combate ao fogo.

A área de lazer abandonada é composta pela flora e fauna do cerrado e está sendo alvo de um projeto de uso sustentável com sua transformação em um Parque Ecológico para o Residencial Santos Dumont. O Parque protegerá a mata nativa e seus habitantes naturais, garantindo a preservação ambiental do bioma cerrado e proporcionando aos moradores do Residencial uma área organizada para suas caminhadas e horas de lazer, além de oferecer aos estudantes de Santa Maria um ambiente natural para o estudo da flor e fauna do cerrado brasileiro.