domingo, 10 de novembro de 2019

Cresce a adesão dos moradores à Prefeitura Comunitária do Residencial Santos Dumont

Cresce a adesão dos moradores à Prefeitura Comunitária do Residencial Santos Dumont (PCRSD). Em pouco menos de um mês de atividade a entidade já conta com quase 100 residências cadastradas como associadas a Prefeitura, com adesão espontânea as diretrizes traçadas para a comunidade com foco, prioritariamente, na segurança das famílias do Residencial.

Esta semana a Prefeitura encaminhou ofício para a Administração Regional de Santa Maria, endereçado ao administrador regional Miro Gomes, tornando oficial a relação de parceria entre a Prefeitura e a representação do Governo do Distrito Federal em Santa Maria, conforme ficou acordado no encontro entre os diretores da Prefeitura e o administrador da Santa Maria no encontro realizado em outubro.

A Prefeitura Comunitária vem realizando um intenso trabalho de visita as residências explicando aos moradores as intenções da entidade e buscando novas adesões ao projeto da entidade para ampliar sua representatividade e colocar em prática os projetos elaborados para diversas áreas da comunidade. Além disso, realizou um pedágio na entrada do Residencial para uma panfletagem com informações sobre a entidade e seus objetivos e, também, mantém semanalmente nos sábados e domingos um plantão na sede da entidade, ao lado da Igreja Católica, para atender e tirar dúvidas dos moradores e cadastrar novos associados.

PCRSD e Galeria do Povo/DF na homenagem ao compositor Ney Valença em dezembro na praça do PEC

A Prefeitura Comunitária do Residencial Santos Dumont (PCRSD) e a Galeria do Povo/DF irão realizar no próximo dia 1º de dezembro, na praça do PEC, próximo ao Centro Cultural desativado, um evento poético musical para homenagear Ney Valença, um dos mais talentosos artistas candango falecido em 2015 vítima de câncer. O “Tributo a Ney Valença” acontecerá das 14 às 18 horas, ao ar livre, com a participação de poetas e músicos de Brasília e Goiânia.

A Galeria do Povo/DF é um movimento artístico cultural criado em Natal, capital do Rio Grande do Norte, pelo poeta e artistas plástico Eduardo Alexandre, em 1977. O movimento chegou ao Distrito Federal um ano depois trazido pelo jornalista Marcus Ottoni que implantou a Galeria do Povo/DF no Cruzeiro Novo, junto com o poeta e escritor Paulo Estanislau. 

Durante cinco anos a Galeria do Povo/DF realizou suas exposições e shows musicais no espaço verde da quadra 403. Como movimento de rua, aberto a todos os segmentos artísticos, a Galeria do Povo/DF revelou grandes talentos em todas as áreas da cultura popular e tornou-se referência como evento cultural em toda a Brasília, naquela época, sendo o movimento pioneiro de arte livre e popular do Distrito Federal.

Um dos talentos revelados pela Galeria do Povo/DF foi o poeta, letristas, compositor, músico e cantor Ney Valença, cujo legado artístico é um vasto repertório musical, vários livros, centenas de poesias e premiação em festival de música e reconhecimento como literário pela Academia Cruzeirense de Letras, onde ocupou a cadeira número 13 como membro da ACL. Ney faleceu em 2015 depois de lutar durantes anos contra um câncer que o vitimou, infelizmente. 

A homenagem é o reconhecimento da Galeria do Povo/DF da importância de um de seus artistas para a arte e a cultura do Distrito Federal. A realização do evento em parceria com a Prefeitura Comunitária do Residencial Santos Dumont marcará o início das atividades da Galeria do Povo/DF em Santa Maria, cujos projetos com foco na arte livre e na cultura plural serão abertos ao público. A Galeria do Povo/DF mantém um portal na rede mundial de computadores que pode ser acessado pelo link: galeriadopovodf.blogspot.com .

PL MULHER de Brasília reúne mulheres no Gama para discutir a participação feminina na política


(Claudia Ottoni – blogueira) O Partido Liberal do DF, presidido pela deputada federal Flávia Arruda, realizou neste final de semana, no Gama, um encontro do PL Mulher, para debater questões relacionadas com a violência contra a mulher, o aumento de casos de feminicídio na capital do país, a participação feminina nos Poderes Públicos, além de outros temas envolvendo a mulher e seu empoderamento como classe social.

A reunião foi realizada no auditório do Instituto Educacional de Brasília, Ineb, no setor Oeste do Gama e reuniu centenas de mulheres de diversos pontos da capital e do entorno de Brasília. A presidente do PL MULHER, Gabriela Olivi, dirigiu os trabalhos na reunião e pregou a necessidade de uma maior participação das mulheres nos parlamentos federal, estadual e municipais. A presidente do PL/DF, deputada Flávia Arruda, destacou a importância da mulher politizada, lembrando que se a mulher não entrar na política, outros tomarão seus lugares.