sábado, 23 de novembro de 2019

Transformação da área de lazer abandonada em Parque Ecológico ganha apoio de setores públicos importantes


Repercutiu na Câmara Distrital a reportagem sobre o abandono da área de lazer do Residencial Santos Dumont e o projeto para sua transformação em um Parque Ecológico. A ideia começa a ganhar corpo nos órgãos do Governo do Distrito Federal e deve ser alvo de uma reunião com representante do Poder Legislativo e órgãos do GDF para dar início as tratativas sobre a conversão da área abandonada em Parque Ecológico de preservação ambiental.

Segundo informações o local é propriedade da União sob a guarda do Ministério da Aeronáutica (COMAER) que detém a posse do terreno e de todas as áreas coletivas do Residencial Santos Dumont. Para a consolidação do Parque Ecológico será necessário o entendimento entre o GDF e o COMAER para a cessão do terreno e sua oficialização como Parque Ecológico do Residencial Santos Dumont.

A área de aproximadamente 20 mil metros quadrados é, hoje, um terreno baldio sem qualquer serventia para a comunidade e um perigo para o bioma do cerrado por causa de seu abandono e do estado de destruição da flora e da fauna local. O projeto do Parque Ecológico tem como premissa, além de garantir um espaço saudável e seguro para a comunidade em suas horas de lazer e descanso, preservar o bioma cerrado e criar um ambiento de preservação e estudo da flora e da fauna.

Além do perigo para o bioma cerrado que ela representa em seu estado atual por causa do abandono, também compromete a segurança das famílias que residem no Residencial Santos Dumont por ser uma rota de entrada e saída de criminosos que podem utilizar os acessos para praticarem crimes na comunidade. Essa situação deixa apreensivo todos os moradores pela impossibilidade de controlar o fluxo de pessoas que utilizam a área de lazer abandonada para ter acesso a comunidade.

A Prefeitura Comunitária assumiu a campanha pela transformação da área de lazer abandonada em Parque Ecológico e deve, ainda esta semana, chamar uma reunião geral com os moradores do Residencial Santos Dumont para debater a criação do parque em defesa da fauna e flora do cerrado, como área de integração comunitária e de preservação ambiental. Segundo o prefeito Olacir Alves, a comunidade será convocada para discutir o projeto que passa a fazer parte das prioridades da sua gestão. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário