sábado, 5 de outubro de 2019






Prefeitura Comunitária firma parceria com Administração Regional de Santa Maria para ações do Governo do DF

O vice-prefeito Francisco Aguiar; o administrador de Santa Maria Miro Gomes, o prefeito Olacir Alves; e a diretora de segurança Devanir Rodriges

Uma reunião entre os dirigentes da Prefeitura Comunitária do Residencial Santos Dumont e o administrador regional de Santa Maria, Miro Gomes, esta semana, selou uma parceria entre a entidade e a Administração Regional para as ações do Governo do Distrito Federal nas soluções dos problemas que a comunidade enfrenta. A Prefeitura vai atuar de forma organizada para auxiliar a administração regional a realizar seu trabalho no Residencial Santos Dumont.

Segundo o prefeito Olacir Alves, o clima de cordialidade prevaleceu no encontro possibilitando o entendimento entre a Prefeitura Comunitária e a Administração de Santa Maria com a formalização desta parceria cujo objetivo é solucionar os problemas existentes no residencial que serão alvos de ações conjuntas da prefeitura e do órgão público do GDF. Foi feito para o administrador regional um relato completo das atividades do grupo que comanda a Prefeitura, desde o início da mobilização para legalizar a entidade representativa da comunidade, em 2017, até hoje.

A ideia apresentada pelos dirigentes da Prefeitura Comunitária para o representante do Governo do GDF é para somar esforços e competências, garantindo agilidade na identificação de problemas e nas soluções por parte da administração regional. “Nós apresentamos ao Miro uma proposta de parceria cujo foco e agilizar as soluções para problemas que sejam identificados no residencial e que necessitem de ações da administração regional”, revela o vice-prefeito Francisco Aguiar.

Segundo ele, a Prefeitura Comunitária vai organizar suas ações, ouvindo os moradores e cadastrando os problemas denunciados por eles para buscar, junto com a administração regional, suas soluções o mais rápido possível. Para isso, os moradores terão um canal direto com a Prefeitura Comunitária que possibilitará identificar problemas similares nas diversas áreas do residencial, cuja solução será maximizada atingindo toda a comunidade em uma única ação coordenada pela Administração Regional.

Segundo o prefeito Olacir Alves, a parceria entre a Prefeitura e a Administração de Santa Maria é um grande avanço para o residencial que passa a ter um elo de ligação direta com a gestão pública do Distrito Federal via Administração Regional. Isso, segundo o prefeito comunitário, é fundamental para a comunidade que ao longo dos últimos anos vem sofrendo com o isolamento do Poder Público, justamente por falta de uma entidade que represente os quase 11 mil moradores do local e que legalmente fale em nome deles junto as autoridades constituídas.

A diretora de Segurança da Prefeitura Comunitária, Devanir Rodrigues, presente na reunião com Miro Gomes, ressaltou que após a posse do novo Coordenador do Conselho de Segurança Pública de Santa Maria, Fernando Gomes, será realizada no residencial uma reunião entre ele e a Prefeitura Comunitária para debater as demandas da comunidade relacionadas com a segurança dentro do residencial, que é a prioridade da Prefeitura nesse início da sua gestão.

Devanir disse ainda que a Prefeitura não foi fundada para “guerrear com ninguém”, mas para construir, junto e de braços dados com os moradores do residencial, uma nova realidade com segurança, melhor qualidade de vida, aproveitamento dos espaços para atividades positivas e construtivas socialmente, entre outras ações. Ela assegura que não há no grupo que dirige a Prefeitura Comunitária qualquer interesse “eleitoreiro e político”, e sim vontade de tornar o residencial Santos Dumont um modelo de comunidade organizada, protegida e desenvolvida em todos os sentidos.

Já o prefeito Olacir Paiva ressalta a importância da participação dos moradores no processo de construção da entidade para o fortalecimento da Prefeitura. Ele diz que os grandes problemas do residencial já estão identificados e que a Prefeitura tem noção do que enfrentará para buscar as soluções para esses problemas. Ele reafirma a necessidade da participação da comunidade e faz um apelo a todos os moradores do residencial.

“Os problemas no residencial foram se acumulando e nós não faremos mágica para solucioná-los. Temos consciência do que enfrentaremos e estamos dispostos a trabalhar para melhorar nossa comunidade. Para isso, precisamos do envolvimento de todos os moradores do residencial para fortalecer a Prefeitura e criar as condições ideais para começarmos a resolver os problemas que afligem todos nós, principalmente na questão da segurança que é o mais urgente e mais grave”, ressalta o prefeito Olacir Alves.

Reunião da Prefeitura Comunitária

Na última quinta-feira, dia 3, a Prefeitura Comunitária realizou uma reunião para avaliar a primeira semana da atuação na comunidade como entidade representativa do residencial. A avaliação dos dirigentes da Prefeitura foi positiva, principalmente com relação a repercussão junto a comunidade e as manifestações de apoio ao projeto da entidade recebidas durante todos os dias após a reunião de apresentação da Prefeitura Comunitária no último domingo de setembro. 

Ficou decido que será intensificada a campanha de associação dos moradores e as visitas domiciliares para debater com cada família as propostas da Prefeitura Comunitária com o objetivo de fortalecer a entidade e atrair o maior número de associados. Além disso, cada diretor da Prefeitura fez um pequeno relato das atividades realizadas esta semana e as ações que deverão ser implementadas por cada um deles.