sábado, 7 de dezembro de 2019

Encerramento do “Santa Maria em Pauta” lota auditório com apresentação de músicas dos cinco continentes


Com o auditório totalmente lotado por familiares dos alunos do projeto “Santa Maria em Pauta”, foi realizado no início deste mês, dias 5 e 6, o 12º Concerto de Encerramento com o tema “Passeio pelo mundo”. O evento aconteceu no Centro Cultural, no Residencial Santos Dumont e reuniu professores e alunos em sete apresentações que emocionaram a plateia e coroou de êxito a edição 2019 do projeto sob a responsabilidade da Coordenação Regional de Ensino de Santa Maria da Unidade de Educação Básica (Unieb).

O “Passeio pelo mundo” mostrou a música dos cinco continentes apresentadas por alunos do projeto em grupos e instrumentos distintos representando cada uma das sete canções de países ao redor do planeta. Cada uma das interpretações arrancou aplausos dos presentes pelo entusiasmo dos alunos e o comprometimento dos professores com o aprendizado musical de cada um dos participantes do projeto “Santa Maria em Pauta”.
Violinos e Ukuleles mostraram a canção originaria da Nova Zelândia, tradição do povo Maori, que faz parte do folclore local há mais de mil anos cuja letra da canção se traduz por “eu não sou triste, eu serei feliz”. O grupo dos violinistas apresentou a música do compositor Rafael dos Santos intitulada “Bolo de Limão”, uma das suas diversas composições feita especialmente para o grupo “Suzuki”.

Os violinistas fizeram a plateia viajar até Londres e resgatar um hit dos anos 60 da banda inglesa “Queen” que abre o álbum “News of the world”, considerado um dos maiores sucessos do grupo e classificada pela revista “Rolling Stone” e pela “RIAA” como uma das melhores canções de todos os tempos. Já os flautistas do projeto apresentaram uma canção japonesa chamada “Okina” que significa “debaixo da grande castanheira, você e eu, vamos brincar alegremente”.

As três ultimas apresentações mostraram canções mexicanas como “La Bamba” que inspirou o astro do “rock in roll” Ritchie Valens na década de 1960; a música brasileira dos anos 90 com forte influência nos grupos de pagodes e operou a mudança do samba-rock para o samba-funk; e a canção africana “Siyahamb” cujo significado é “caminhando pela luz de Deus” e foi escrita na África do Sul em 1950 e tornou-se popular podendo ser interpretada como canção de procissão e ofertório ou música de protesto ou canção de marcha.