sábado, 23 de novembro de 2019

“Tributo a Ney Valença” será realizado no dia 1º de dezembro com atividades para crianças e ações de saúde

Um dia inteiro de festa para a comunidade é o que vai acontecer no dia 1º de dezembro na praça do PEC, no Residencial Santos Dumont, com a parceria entre a Prefeitura Comunitária e a Galeria do Povo DF. As atividades começam logo pela manhã às 9 horas com ações para a criançada do Residencial como pula-pula, corrida de saco, amarelinha e contação de histórias. 

Além das atividades voltadas para a criançada, haverá, ainda, ações de saúde para toda a comunidade como aferição de pressão, teste de glicemia, orientações sobre atividades físicas para o bem-estar pessoal. Essas ações serão desenvolvidas pelos membros da Igreja Adventista do 7º Dia do Residencial Santos Dumont, coordenadas pelo pastor Ruben. 

Na parte da tarde, a partir das 14 horas, a praça se transforma no palco para o “Tributo a Ney Valença” com apresentação de músicos e poetas num show em homenagem a um dos grandes artistas do Distrito Federal, morto em 2016 vítima de câncer. 

O evento marca o início das atividades culturais no Residencial Santos Dumont que devem acontecer mensalmente com a parceria formalizada entre a Galeria do Povo DF e a Prefeitura Comunitária do Residencial Santos Dumont. A ideia é revelar os talentos da comunidade na área da arte e cultura e potencializar seus valores artísticos. 

A Galeria do Povo DF é um movimento nascido no Rio Grande do Norte, no final da década de 70, e trazido para o Distrito Federal em 1978 pelo jornalista Marcus Ottoni. O movimento pioneiro e percursor da manifestação artística e cultural sem tutela e livre aconteceu até 1984 no Cruzeiro Novo, onde realizava suas exposições e apresentações de compositores e cantores novos.

Ney Valença foi um desses poetas e músicos descobertos pela Galeria do Povo. Um poeta inigualável, um letrista excepcional, um musico talentoso e um ser humano solidário e companheiro. Ney faleceu vítima de câncer em 2016 e deixou um legado artístico e cultural invejável que hoje é parte do patrimônio literário e musical do Distrito Federal.

Se apresentarão no “Tributo a Ney Valença” antigos parceiros do músico, amigos, parentes e companheiros da Academia Cruzeirense de Letras (ACL). O show homenagem contará, além das poesias e canções autorais dos artistas que se apresentarão, poesias e músicas de Ney Valença.



Nenhum comentário:

Postar um comentário