sábado, 21 de dezembro de 2019

Secretaria de Segurança Pública instala câmera de videomonitoramento na entrada do Residencial


A câmera de videomonitoramento instalada na entrada do Residencial Santos Dumont faz parte do projeto da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal de vigilância monitorada das comunidades da capital, coordenado pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB) da Polícia Militar. A câmera na entrada do Residencial é uma das 42 que serão instaladas pela Secretaria de Segurança Pública em Santa Maria.

Segundo a SSP/DF, estão instaladas em Brasília 644 câmeras de videomonitoramento fixas e móveis em diversas regiões administrativas da capital, das quais 581 transmitem imagens para o CIOB. As imagens recebidas por meio do sistema de videomonitoramento auxiliam, junto com o policiamento ostensivo da PM,, a diminuição da criminalidade e, consequentemente, o aumento da sensação de segurança pela população.

Por meio das imagens geradas pelas câmeras de videomonitoramento que é possível identificar suspeitos de crimes. As câmeras, também, são importantes auxiliares nas investigações policiais, acompanhamento de manifestações populares, shows e situações envolvendo acidente de trânsito. Alguns órgãos de investigação, como a Polícia Civil do Distrito Federal, o Ministério Público do DF e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios solicitam recortes de imagens ao CIOB para uso em suas atividades.

A definição dos locais onde as câmeras são instaladas obedecem a critérios de localização das manchas criminais, que revelam dias, horários e locais de maior incidência dos crimes na capital e identificam indivíduos suspeitos. O CIOB monitora áreas de interesse permanente para garantir mais segurança para a população das comunidades.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal coloca a disposição da população para denúncias os telefones 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil), disponíveis ininterruptamente para o acesso da sociedade.