domingo, 1 de setembro de 2019

Clube do Residencial volta a ter atividade



O Clube Esportivo e Social, patrimônio do Residencial Santos Dumont, teve seu apogeu como ponto de encontro e lugar de entretenimento dos moradores da comunidade há alguns anos quando promovia festas e confraternizações em suas instalações com a participação de quase todas as famílias da comunidade que utilizavam o lugar para o lazer semanal em reuniões saudáveis ao redor das piscinas ou no prédio da sede.

Depois, abandonado e inutilizado pela ação do tempo e o vandalismo, tornou-se o ponto de encontro da criminalidade que usava o lugar para consumo de droga e prostituição, além de tornar-se o local onde os roubos praticados em Santa Maria eram repartidos e contabilizados os lucros da atividade criminosa. Abandonado, destruído e ocupado pelos marginais, o Clube Esportivo e Social tornou-se uma ameaça para as famílias do Residencial Santos Dumont.

Em 2013, uma parte da área passou a ser explorada por um empresário até 2019 quando transferiu o empreendimento para Kassius Duarte, dentro do plano de concessão e uso estabelecido pelo Condômino do Residencial. De acordo com a concessão, o empresário é responsável pela limpeza e preservação do patrimônio podendo realizar melhorias na estrutura física, promover atividades empresariais e atender a comunidade dentro de sua área de atuação profissional. Kassius assumiu o comando da academia Dumont FitClub depois da desistência do antigo dono do empreendimento.

Das instalações abandonadas e praticamente destruídas, o clube é hoje um lugar renovado e voltou a ser um ponto de encontro de parte dos moradores que utilizam as instalações da academia de ginástica e musculação Dumont FitClub diariamente. Além disso, o empresário Kassius Duarte tem investido muito no lugar aparelhando as instalações com uma estrutura atualizada e projetos de reestruturação do espaço sob sua responsabillidade. 

Ele instalou um sistema de captação de energia solar para abastecer o clube e, praticamente, está reconstruindo a piscina principal com seus mais de 200 metros quadrados totalmente cobertos por resina de fibra e com equipamentos modernos de uso nesse tipo de piscina. Além disso, Kassius Duarte mantém um corpo de professores e funcionários para o atendimento dos clientes da academia e a manutenção das instalações do clube. Ele também está construindo uma horta comunitária que poderá ser utilizada pela comunidade. Todo investimento é custeado pelo próprio empresário.

Kassius Duarte é um jovem empresário com 21 anos e que reside no Residencial Santos Dumont há 15 anos. Ele falou com o portal esta semana. Leia a entrevista dele abaixo.


Quando você assumiu parte da área do clube?
KASSIUS - A Dumont FitClub foi inaugurada no clube em 2013. No período, o clube estava depredado e era foco e abrigo de usuários de drogas e bandidos da Santa Maria (na revitalização foram encontradas várias carteiras jogadas, documentos e etc). A concessão foi dada nesse período em troca da revitalização do espaço em parceria com a cooperativa.

Qual é a área sob sua responsabilidade e o que toca a você como concessionário?
KASSIUS - Sou responsável pelo espaço onde está instalado a Dumont FitClub e também pelo espaço ao redor (piscina, vestiários, churrasqueira...) O gerenciamento é como em qualquer outro empreendimento. Limpeza e tratamento de todos os ambientes fora os investimentos para preservação do local.

Como funciona a parceria nessa concessão de uso?
KASSIUS - A Dumont FitClub revitaliza o espaço com investimento privado (do próprio empresário) e presta contas todos os meses a Cooperativa responsável pelo clube e em troca utilizamos o espaço para serviço na área de lazer, esporte e Fitness.

Sua atividade no clube é restrita ou aberta a toda a comunidade do Santos Dumont?
KASSIUS - O clube é aberto para todos. Para participar das atividades oferecidas, cobramos um valor mensal no qual utilizamos para limpeza e revitalização do espaço, pagamento de professores, pagamento de contas (água, luz, impostos e afins), e para futuros investimentos no local.

Além da academia, o que mais você está realizando nas dependências do clube?
KASSIUS - Com certeza! Iniciei agora a revitalização da área da piscina e sauna que inaugurará em setembro. Temos projetos (eu, um dos parceiros colaboradores Alexandre e a cooperativa) de reformar as quadras de areia e a criação de uma quadra de tênis. Além disso, estamos iniciando um projeto de uma horta orgânica aberto a comunidade. Todos podem participar e usufruir da horta colaborando com mudas e sementes, adubos e ajuda de custo. 

Quantas pessoas frequentam a academia e qual a proposta para o Residencial?
KASSIUS - Atualmente a Dumont FitClub atende 300 pessoas. O nosso intuito no clube é trazer qualidade de vida, saúde e um local de tranquilidade para os moradores da região. Entramos 2019 com uma visão de realmente fazer jus ao nome do clube e estamos no processo para tornar tudo melhor para todos. Quem quiser conhecer mais da Dumont FitClub, está convidado a fazer um treinamento conosco em nossa academia e usufruir do nosso espaço (piscina, sauna e demais pontos).