sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Professora Cintia concorre a uma vaga de Conselheira Tutelar em Santa Maria


Pedagoga e professora com atuação voltada para o cuidado e aprendizado das crianças e adolescentes, a professora Cintia é candidata a uma das cinco vagas no Conselho Tutelar de Santa Maria. Casada, mãe de dois filhos, mora há 18 anos no Residencial Santos Dumont. Defensora do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ela tem como foco a melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes, principalmente daqueles em situação de vulnerabilidade social. Professora Cintia realiza, há muito tempo, um trabalho voluntário de ajuda às famílias carentes na comunidade de Santa Maria.

Esta semana ela falou ao portal 14Bis. Acompanhe a entrevista publicada abaixo:

Qual a importância do Conselho Tutelar para uma comunidade?
Professora Cintia: A importância do Conselho Tutelar é fundamental porque ele é o braço do Estado na cidade porque vai executar a política pública de proteção, de garantia dos direitos da criança e do adolescente. É o órgão que vai atuar diretamente impedindo que esses direitos sejam violados, vai proteger em casos de maus tratos, violação dos seus direitos, mas também em casos de necessidade. Por vezes o Estado não consegue amparar a criança como deveria aí entra o Conselho Tutelar para garantir e proteger os direitos das crianças e adolescentes.

Atualmente, em Santa Maria, existem muitas crianças e adolescentes em situação de risco?
Professora Cintia: Sim, não só em Santa Maria, mas em todo DF a quantidade de famílias de precisam de intervenção do Conselho Tutelar é grande, a falta de creche, criança fora da escola, crianças passando por maus tratos, por necessidade, por situações de risco, elas precisam de ajuda para ter acesso aos sistemas de garantia dos seus diretos, que são entre outros: escola, saúde e ajuda social para as famílias que estão em situação de vulnerabilidade, por isso a criação do Conselho Tutelar.

O que a faz disputar uma vaga como Conselheira Tutelar?
Professora Cintia: O que fez disputar foi de ver a necessidade de ajudar as crianças, adolescentes e suas famílias atuando de forma legal e ativa, com minha experiência como professora nessa cidade e o meu trabalho social ajudando famílias de forma voluntária há 16 anos, onde vivenciei a boa vontade de poder ajudar as famílias, mas isso não é suficiente, precisamos atuar de forma ativa dentro da legalidade da legislação em favor dos menos favorecidos. Quando recorremos aos nossos direitos nas instituições competentes conseguimos defender os direitos, garantias e proteção das crianças e adolescentes que são o nosso foco principal.

Quais as suas propostas para o mandato de Conselheira Tutelar?
Professora Cintia: Minha proposta é fazer cumprir a lei na vida daqueles que precisam da proteção e da garantia dos seus direitos, tenho que executar de acordo com a lei. Todo servidor público só pode atuar de acordo com o que está descrito na lei, eu enquanto servidora pública e vindo atuar no Conselho Tutelar só posso fazer o que determina a lei que são minhas atribuições e competências. Procurando sempre garantia e proteção às crianças e adolescentes.

Qual a importância para o Residencial Santos Dumont ter uma representante no Conselho Tutelar de Santa Maria?
Professora Cintia: A importância para o Residencial Santos Dumont é de conhecer a necessidade, ser uma Conselheira Tutelar acessível a população, por isso que o conselheiro só pode ser escolhido pela sua comunidade, a cidade vai ter uma pessoa para garantir seus direitos dentro da legalidade da legislação.  A partir do momento que você tem uma necessidade, você terá uma pessoa que atue em seu favor, uma pessoa acessível e que você conhece e sabe que faz parte da sua comunidade.

Alguma informação a mais que queira passar para a comunidade?
Professora Cintia: Informação importante: Não deixe de VOTAR, de exercer seus direitos e papel de cidadão consciente. O conselho tutelar é de extrema importância e precisa de pessoas engajadas e que ame o seu trabalho. O Conselho Tutelar está presente nos lares para apoiar e dar suporte atuando para ajudar as famílias a terem seus direitos garantidos, orientando, intermediando e facilitando o acesso aos serviços públicos disponíveis. O Conselho está presente na comunidade para fazer valer os direitos das crianças, adolescentes e suas famílias em situações de vulnerabilidade. Exemplo: Muitas crianças ficam fora de creche, da escola, sem transporte escolar, sem cadastro do bolsa família e o papel do Conselheiro é ir atrás desses benefícios na rede e buscar vagas.
Esse será o meu papel no Conselho Tutelar, estar de forma ativa ajudando as famílias e transformando a realidade das famílias que precisam de ajuda.

LINK PARA VOCÊ SABER ONDE VOTAR: http://eleicao.sejus.df.gov.br/?consulta=true